Relatório da Palestra : Pluralidade Cultural

          Segunda feira , dia 26/03/2018 , na universidade José do Rosário Vellano , ocorreu uma palestra na biblioteca, cujo o tema foi Pluralidade Cultural . Maria Cristina , coordenadora e professora do curso, deu início apresentando o palestrante Dr . Fábio Cruz . A mesma deu continuidade chamando à mesa a professora Sandra Miranda representando o Corpo Docente do curso de pedagogia, juntamente da aluna Chitaque representante do Corpo Dicente e a Professora Mônica Rodrigues . Maria Cristina colocou em questão os dois fatos ocorridos sobre o racismo . Um sobre Marielle Franco , uma socióloga , feminista , militante dos direitos humanos e política brasileira  que foi morta à tiros . E o outro sobre o universitário que foi chamado de escravo só pelo fato de ser negro. Logo passou a palavra para o palestrante. 
          Dr. Fábio Cruz deu continuidade , falando sobre a cultura, pedagogo , a invisibilidade de nós , racismo , entre outros . Dizendo ele , que cultura também é se identificar no modo de vida , como vivemos . Primeiro, é o conjunto de conhecimentos adquiridos ,segundo o grau de introdução e o terceiro é o saber . Cultura não é só o que entra pelos olhos e ouvidos , mas o que se modifica o jeito de olhar e ouvir .
         Um pedagogo é um educador profissional da pedagogia capaz de atuar em espaços escolares. É fazer cultura, cuidar e transformar outros seres. Um exemplo de invisibilidade de nós é: em 1970 quando fizeram as câmeras só tinham engenheiros brancos , e nisso eles fizeram testes só com brancos esquecendo que havia pessoas negras , e por esse motivo as câmera não captavam os negros , pois não tinham a mesma visibilidade.
         O Brasil é o país mais onde tem mais negros fora do continente Americano , 10 milhões de escravizados no mundo 40% vieram para o Brasil . A cada nove minutos uma pessoa negra é assassinada somando todos os gêneros . Nos últimos dez anos , homicídios de mulheres negras subiram de 46% para 73%. 
          Portanto precisamos educar melhor as crianças e os jovens para que todos comecem a enxergar um mundo diferente ,  entender que cada um tem sua cultura seu modo de viver, onde todos nós temos o mesmo direito independente da cor.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Agroecologia : A importância da água

Conto maravilhoso : A Floresta Encantada