Livros infantis para cada faixa etária
Indicações de livros
É muito importante incentivar a leitura desde a infância para que a criança desenvolva melhor a imaginação, cresça de forma saudável e para que se torne um grande leitor no futuro.
0 - 2 anos
Nessa fase,é importante que os livros tenham muitos desenhos, cores e texturas, que chamam a atenção da criança. Modelos de banho e de tecidos são ideais para essa idade. “Ler contos de fadas e cantar músicas infantis para a criança também é essencial.
Plim Plim Plim, o Pinguim – Livro de banho, bem colorido, conta a história de um pinguim, que, assim como o livro, adora ser molhado e lavado!indicados para bebês porque estimula que estimulam sua visão, audição e tato, como os livros de pano e livros de banho, feitos com figuras brilhantes e materiais diversos. Os bebês realmente vibram com os livros infantis pequenos, pois podem segurá-los sozinhos.
Macaco danado (Julia donaldson) - POESIA
Indicado para crianças a partir de 2 anos conta a historia de uma Borboleta e um macaquinho que saem em busca da mamãe macaca. Ela tem uma cauda elegante, mas não é uma cobra; tem pernas compridas, mas não é uma aranha; vive saltando, mas não é sapo. Macaco Danado mostra que muitas vezes a descrição de parte de um todo pode nos remeter a outro todo, completamente diferente. Principalmente em se tratando de macacos, borboletas e seus respectivos filhotes: a maior dificuldade da borboleta está em entender que a mãe do macaco é parecida com ele, pois filhote de borboleta (a lagarta) não se parece com borboleta adulta.
Bem la no Alto (Susane Straber) - CONTO
Indicado para crianças partir de1 anos,Nesse conto de Susanne Straber, texto e imagem vão construindo uma narrativa divertida, que convida à participação do leitor. A narrativa de Bem lá no Alto é tipicamente acumulativa, mas também repetitiva, Esse livro é muito interessante para ser lida com crianças porque elas também participam da historia .
3-4 anos
A partir dos 3 anos a criança começa a ter um vocabulário mais amplo Por isso, é importante adequar o texto à imagem, ou seja, as palavras devem corresponder às imagens.
Uma lagarta muito comilona (Sheridan Cain)
Conta a divertida história de uma lagarta gulosa que come de tudo. Come até as páginas do livro! Em um livro cheio de cores e muito divertido, Eric Carle nos mostra a semana da lagarta. Por meio de repetições, este livro ajuda a criança a memorizar os dias da semana e os números de 1 a 5.
Conta a divertida história de uma lagarta gulosa que come de tudo. Come até as páginas do livro! Em um livro cheio de cores e muito divertido, Eric Carle nos mostra a semana da lagarta. Por meio de repetições, este livro ajuda a criança a memorizar os dias da semana e os números de 1 a 5.
Não é uma caixa (PORTIS, ANTOINETTE)- IMAGEM
O protagonista de 'Não é uma caixa' solta a criatividade e embarca em infinitas aventuras a bordo de uma caixa de papelão. Ele é indagado a cada página sobre o que está fazendo com certa caixa. E, claro, sempre responde - 'não é uma caixa'. É quando a ilustração revela o que na verdade o objeto representa para ele.
Livro de Histórias (Georgie Adams) – CONTO DE FADAS
Esse livro conta com vários contos já conhecidos pelas crianças, tais como “Chapeuzinho Vermelho”, “Os três Porquinhos”,” Cachinhos Dourados” e aborda uma versão diferente desses contos que estamos habituados e estimula a criança a ter um ponto de vista diferente do conto, ajudando no desenvolvimento do senso crítico.
O Menino Maluquinho (Ziraldo) - QUADRINHOS
5- 6 anos
Turma da Mônica - Lendas Brasileiras (Mauricio de Sousa) - LENDA
O livro traz 12 lendas do nosso folclore, todas ilustradas com os personagens da Turma da Mônica. Ou seja, além de bem completo, o livro é lindo – daqueles que atraem naturalmente as crianças! Os desenhos são tão fofos que ajudam a deixar as histórias mais leves – porque quem as conhece sabe: elas carregam um pouquinho de suspense.
A cigarra e a formiga (Autora: Annamaria Píffero Rangel) - FÁBULA
As crianças aprendem observando e imitando o que vivenciam. Ao ouvirem uma fábula, elas têm a oportunidade de refletir sobre suas atitudes e valores, tanto no relacionamento com amigos e colegas, quanto com os familiares. Por isso a importância da leitura de fábulas para a educação e aprendizado das crianças.
As crianças aprendem observando e imitando o que vivenciam. Ao ouvirem uma fábula, elas têm a oportunidade de refletir sobre suas atitudes e valores, tanto no relacionamento com amigos e colegas, quanto com os familiares. Por isso a importância da leitura de fábulas para a educação e aprendizado das crianças.
7- 8 anos
Nessa fase, a criança inicia a aprendizagem formal da escrita, entretanto a imagem ainda é muito importante para estimular a leitura, porque ajuda as crianças a entenderem a história. Os textos podem ser um pouco mais longos e os assuntos dos livros podem ser variados.
Mitologia grega -Uma introdução para as crianças (Alexander,Heather) – MITOLOGIA
A preocupação do autor foi a de aproximar os heróis gregos do jovem leitor de hoje, usando uma linguagem simples e humanizando seus personagens, é uma introdução para as crianças ,que conta a historia de deuses,deusas,heróis,monstros e outras criaturas místicas utilizando a linguagem infantil
A Velhota Cambalhota (Sylvia Orthof)
O texto retrata as peripécias de uma velhota da tradicional família mineira, que resolve dar cambalhotas e virar o direito pelo avesso, escandalizando uma cidade do interior de Minas.
Lúcia Já-Vou-indo (Maria Heloísa Penteado) - CONTO .
Um conto com muito humor e um final feliz. Utilizando os animais como atores não é contudo uma fábula, porque não tem uma moralização explícita nem a punição dos “malvados. A lesminha Lúcia é muito devagar. Para ir a uma festa, tem de sair com uma semana de antecedência. Se alguém a apressa, ela responde: “Já vou indo”.
Um conto com muito humor e um final feliz. Utilizando os animais como atores não é contudo uma fábula, porque não tem uma moralização explícita nem a punição dos “malvados. A lesminha Lúcia é muito devagar. Para ir a uma festa, tem de sair com uma semana de antecedência. Se alguém a apressa, ela responde: “Já vou indo”.
9- 10 anos
Essa é uma fase muito importante, pois ela pode influenciar diretamente no hábito da leitura na vida adulta. Os livros continuam a ser ilustrados para estimular a linguagem verbal e não verbal.
Um Apólogo (Machado de Assis) - APÓLOGO
Uma narrativa em que as personagens são seres inanimados e apresentam uma lição moral como conclusão. Neste apólogo de Machado de Assis, dentro da caixinha da costureira, no balaio das mucamas, linha e agulha discutem; a costureira nem imagina que, enquanto ela cose o vestido da baronesa, linha e agulha continuam pelejando.
Uma narrativa em que as personagens são seres inanimados e apresentam uma lição moral como conclusão. Neste apólogo de Machado de Assis, dentro da caixinha da costureira, no balaio das mucamas, linha e agulha discutem; a costureira nem imagina que, enquanto ela cose o vestido da baronesa, linha e agulha continuam pelejando.
Uma floresta, seres encantados, uma pessoa com um poder especial… O Fantástico Arroz de Filomena é um delicioso conto de fadas moderno, em que fantasia, imaginação e bom humor se encontram, mesclando-se em cores, textos e aromas nunca antes imaginados.
O Pequeno príncipe (Antoine Saint-Exupéry) - PARÁBOLA.
O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parábola. Porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada.Vale muito a pena ser lido para qualquer idade
Comentários
Enviar um comentário