Pesquisa : Escola em Lambari MG

Parque Estadual Nova Baden



      Vegetação e a fauna preservadas no parque:


De maneira geral, a região do PENB apresenta elevada biodiversidade de fauna, com inúmeras espécies de artrópodes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A mata do Parque apresenta-se estratificada, com estrato arbóreo formado por espécies que atingem aproximadamente 25 m de altura, com algumas emergentes que podem alcançar 35 m, como o jequitibá Cariniana estrellensis, o angico Anadenanthera peregrina, o jacarandá Dalbergia miscolobium, entre outras.


     Diferentes técnicas de produção de mudas em um viveiro florestal e como isso pode ser aplicado  na escola:

Mudas florestais de qualidade dependem de viveiros bem planejados, sementes de qualidade . Precisa ter boa estrutura ,disponibilidade de água de qualidade, iluminação sola intensa, fácil acesso e boa drenagem. A estrutura precisa contar com um bom local de armazenamento de sementes e estufas para as diversas fases de formação de mudas.
O estabelecimento de um viveiro educador para produção de mudas de espécie  permanente na escola colabora para o fortalecimento da consciência ambiental nos envolvidos, como professores, funcionários e alunos, aumentando o conhecimento sobre a temática ambiental e sobre o bioma, através de palestras, reflexões e atividades na escola e no viveiro..
Por ter uma estrutura simples e pela possibilidade da maioria dos materiais podem ser  adquiridos através de doações, o viveiro educador pode ser instalado em escolas com um custo muito baixo se tornando uma alternativa viável em projetos de educação ambiental.
 Um  viveiro educador nas escolas é sem dúvidas, uma boa estratégia para se fazer educação ambiental, para se fazer Ecopedagogia, estimulando, conscientizando, confrontando e ajudando a esclarecer que problemas do meio ambiente são de todos, e não se resumem somente nas questões biológicas e sim nas questões políticas, econômicas, sociais, culturais, entre outras.

     O que é  Plano de Manejo de uma Unidade de Conservação na temática de uso público:

 O plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Ele estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da UC, seu entorno e, quando for o caso, os corredores ecológicos a ela associados, podendo também incluir a implantação de estruturas físicas dentro da UC, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais.
Uma das ferramentas mais importantes do plano de manejo é o zoneamento da UC, que a organiza espacialmente em zonas sob diferentes graus de proteção e regras de uso. O plano de manejo também inclui medidas para promover a integração da UC à vida econômica e social das comunidades vizinhas, o que é essencial para que implementação da UC seja mais eficiente. É também neste documento que as regras para visitação da são elaboradas.


Imagens do parque :

       



                                                    
















Escola Agroecológica Sítio Esperança



     Quais são os princípios básicos da Pedagogia dessa escola?

O  Sítio Esperança teve início em 2002 a partir das aspirações do lama tibetano Chagdud Tulku Rinpoche. Ele idealizava um lugar onde valores como compaixão, generosidade, paciência, disciplina e paz interior pudessem ser colocados em prática através da educação. A diversidade é visível e enriquece ainda mais o projeto, cuja pedagogia é bastante contextualizada, levando-se em conta e respeitando a cultura e história locais.


   Didática da escola: metodologia de ensino, conteúdos ensinados, como eles lidam com a disciplina, se trabalha com turmas com idades diferentes etc:

Hoje, com mais de 100 educandos matriculados, oferece educação infantil e ensino fundamental até o quinto ano, com turmas que variam entre 10 e 15 crianças, o contato educador-educando torna-se ainda mais próximo.
Além das salas de aula, a escola conta também com uma casa na árvore e “salas de aula ao ar livre”, onde o aprendizado se dá à sombra de frondosas árvores, por vezes colhendo e saboreando coloridas amoras.
Possui um disciplina chamada“Ecologia interior”. Entende-se que é preciso cuidar do meio ambiente, não deixando de lado nossas questões interiores, nossos pensamentos, nossos sentimentos. Por isso a importância de reservar um momento para essa reflexão, esse olhar interior tão necessário.
 Além das disciplinas regulares, a escola também oferece atividades como coral, flauta, karatê e capoeira. As crianças também contam com acompanhamentos individuais com psicóloga e fonoaudióloga.A escola é gratuita
 Através da escola, essas crianças estão podendo ter contato com temáticas muito importantes, que certamente levarão para a vida. E esses valores e saberes serão também multiplicados, pois cada criança, ao chegar em casa, ensinará também aos pais, familiares e amigos.
 A escola é regularizada pelo MEC e funciona como uma associação. A Associação Sítio Esperança recebe doações de entidade públicas e privadas, bem como contribuições de pessoas físicas.      


      A organização curricular da instituição:

Além do currículo formal determinado pelo governo , as crianças realizam atividades para o florescimento de qualidades positivas, como meditação, agroecologia, introdução musical, yoga, artes marciais, capoeira e ferramentas para a vida.

  Imagens da esola:


















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